Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho
('Estrela' que teria guiado Reis Magos até Manjedoura apareceu seis meses antes.)

Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro. De acordo com Dave Reneke, a "estrela de Natal" que, segundo a Bíblia, teria guiado os Três Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava. Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C. O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos. Baseando-se no Evangelho de Mateus, que descreve a aparição de uma "estrela" como sinal do nascimento de Jesus, Reneke identificou a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, que teriam emitido uma forte luz que poderia ter sido confundida com uma estrela.
"Vênus e Júpiter chegaram muito perto no ano 2 a.C refletindo muita luz. Não podemos dizer com certeza que esta era a estrela de Natal descrita na Bíblia, mas até agora esta é a explicação mais plausível que já vi sobre isso", disse Reneke à BBC Brasil. "A astronomia é uma ciência tão precisa, que podemos apontar exatamente onde os planetas estavam. E há uma grande probabilidade que esta conjunção possa ser a estrela descrita por Mateus no Evangelho". O australiano diz que a pesquisa não é uma tentativa de contestar a religião. "Quando misturamos ciência e religião há a sempre a chance de chatear as pessoas. Neste caso, esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostra que realmente havia um grande objeto brilhante no céu no momento certo". (Texto da BBC)
Ainda sobre a data exata do nascimento do Cristo, o Evangelho, segundo Mateus. Capítulo 2 v 2 diz o seguinte: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua ESTRELA no Oriente e viemos a adorá-lO”. No mesmo Evangelho, o cumprimento do que já havia sido anunciado pelos profetas, gerou um desconforto muito grande ao poderoso monarca de toda Judéia, o Rei Herodes. Este, depois de consultar os seus sacerdotes e escribas, ficou sabendo que o menino Jesus teria nascido em Belém de Judá porque estava escrito: “ E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”. Em vista disso, Herodes, chamou, secretamente, os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a ESTRELA lhes aparecera.....................................................”E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a ESTRELA que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a ESTRELA, alegraram-se muito com grande júbilo” (Mateus, cap. 2 vs 2 a 10)
Pelo que se observa, o evangelista Mateus, em nenhum momento, destacou brilho, tamanho ou qualquer coisa que pudesse identificar esse astro como sendo uma grande ESTRELA. A Bíblia fala da ESTRELA, apenas, como um ponto de referência ou uma espécie de “GPS” para que os reis magos pudessem encontrar o menino. O grande interesse de Herodes, entretanto, era pela resposta dos magos porque já tinha em mente mandar matar todo e qualquer primogênito nascido naquele dia, mas se o menino Jesus tivesse sido localizado seria um desperdício exterminar tanta gente. O que mais lhe interessava era eliminar àquele que, de acordo com os Profetas, seria um potencial ocupante de seu trono. Os magos, então, depois de adorar o menino-Deus e o presentearem com “ouro, incenso e mirra”, decidiram tomar outro destino deixando Herodes mais furioso, ainda., porque assim estava escrito nas escrituras.
Agora, se os cientistas alegam que “já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C.”. Assim sendo, os cientistas afirmam que “Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro”. Como quase sempre se escuta história desse pessoal, prefiro ficar com o que aprendi desde o catecismo até hoje. A data do Nascimento do Cristo foi 25 de dezembro. Alguém concorda ou discorda do que acabei de escrever ? – Por favor, opinem....
Nenhum comentário:
Postar um comentário