domingo, 19 de outubro de 2008

Estou de volta, muito triste..!



MÉDICOS CONFIRMAM MORTE DE ELOÁ

Médicos que cuidavam da garota Eloá Cristina (foto), 15 anos, anunciaram a sua morte cerebral em coletiva, há poucos instantes, no Hospital de Santo André, no ABC paulista. Sua amiga, Nayara, entretanto, continua internada sem risco de morte depois de ter sido alvejada com um tiro na boca. Médicos afirmam que a jovem deverá passar dez dias internada, mas não corre risco de vida. O trágico fim do seqüestro de duas jovens, em Santo André-SP, me permite fazer uma série de observações: Foi a maior ‘pixotada’ da polícia militar. A fama dos integrantes do GATE caiu por terra porque o que deveria ser uma operação de rotina terminou numa tragédia. Mesmo com a justificativa do comandante daquela operação de que seus policiais agiram corretamente, ficou patenteado que a ação foi a maior estupidez já vista neste País.

Toda essa confusão foi causada por um sujeito identificado pelo ajudante de produção Lindemberg Fernandes Alves (foto), 22 anos, que ‘envenenado’ pelo ciúme, decidiu invadir o apartamento da garota e faze-la de refém juntamente com mais três pessoas. Essa ‘besta-fera’ humana sacudiu o país inteiro por mais de cem horas e isso chamou a atenção do povo que ainda não arredou o pé da tv e rádios a espera de mais notícias. Agora, Eloá está morta enquanto o seu algoz encontra-se no Centro de Detenção Provisória, lá mesma em Santo André, numa ‘jaula’, isolado. A preocupação das autoridades, agora, é garantir a segurança desse monstro. Ele, a polícia faz questão de preservar a sua integridade física. As garotas não tiveram a mesma sorte. A incompetência da PMP/SP contribuiu para a morte da jovem.


Tão logo os médicos reuniram a imprensa para dar a triste notícia, a Folha On line publicou a matéria:

“O hospital municipal de Santo André confirmou à 23h30 deste sábado (18) a morte cerebral de Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi feita refém pelo ex-namorado por mais de cem horas em Santo André (Grande São Paulo). A adolescente perdeu massa encefálica e passou por
cirurgia. A bala ficou alojada no cerebelo. A amiga da adolescente, Nayara, também de 15 anos, foi baleada no rosto, está consciente e não corre risco de morte, segundo os médicos.

Arquivo pessoal
Eloá Cristina Pimentel, que teve morte cerebral atestada por médicos do hospital municipal de Santo André (Grande São Paulo) no sábado


A morte cerebral foi constatada na segunda bateria de exames que faz parte do protocolo do conselho de Medicina. Foram feitos três tipos de exames: laboratorial (sangue), neurológico (reflexos) e uma medição do fluxo de sangue nas artérias cerebrais. Segundo os médicos, a família foi avisada antes da imprensa e estão sendo atendidos por psicólogos.
"Vamos aguardar a decisão da família sobre a doação dos órgãos. Numa eventual favorável da família, os órgãos serão retirados aqui mesmo. Caso não concordem, ela será mantida nos aparelhos até o processo seja resolvido num processo natural.", disse o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.
Na frente do hospital, 15 amigos da adolescente que estavam desde a tarde acompanhando seu quadro de saúde choravam após receberem a notícia da morte cerebral.

Durante a tarde de sábado, a equipe médica do hospital havia atestado que a
garota estava em coma irreversível. Segundo a neurocirurgiã Grace Mary Lídia, é a forma mais grave do coma.
Inconformado com o fim do namoro de três anos,
Lindemberg Fernandes Alves rendeu a adolescente na última segunda-feira (13). Além dela, outras três pessoas --uma amiga da garota e outros dois jovens-- também foram feitas reféns.
Às 20h daquele dia, policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram ao prédio localizado em um conjunto habitacional no bairro Jardim Santo André para tentar negociar a liberdade dos reféns. Após duas horas de negociação, os garotos foram liberados.

Na madrugada da terça-feira (14), duas irmãs de Alves foram ao local. As cozinheiras Francimar, 35, e Lindomar, 38, afirmaram que Alves era muito amoroso com a adolescente e sempre se mostrou tranqüilo. Entretanto, ele entrou em depressão após o rompimento com a garota e passou a ameaçá-la de morte caso ela não reatasse o relacionamento.
Ainda na terça-feira, Alves
disparou duas vezes em direção a uma multidão formada por jornalistas e curiosos que circundavam o prédio. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Durante a noite, os policiais cortaram o fornecimento de energia ao apartamento onde as garotas eram mantidas reféns. Em troca do retorno da eletricidade, Alves libera a amiga de sua ex-namorada.
Menos de dois dias após a libertação, a adolescente volta às 10h de quinta-feira (16) ao apartamento, porém, não como refém. O
mais longo caso de cárcere privado do Estado terminaria apenas às 18h10 de sexta-feira (17) de forma trágica.
A Polícia Militar afirma que
decidiu invadir o apartamento após o rapaz atirar. "O que provocou a invasão foi o próprio agressor. O Gate não atirou. Fizemos de tudo para preservar a vida dos três", disse neste sábado o coronel Eduardo Félix, comandante do Batalhão de Choque da PM.

A ex-namorada de Alves saiu do apartamento ferida na virilha e na cabeça. Uma amiga que também estava no imóvel foi baleada no rosto, operada e não corre risco de morte. Segundo o coronel, Alves deu o primeiro tiro e, quando a equipe do Gate entrou no apartamento, o rapaz descarregou a arma.
Félix defendeu a atuação da equipe no desfecho do caso. "Não houve erro. Todas as decisões foram tomadas em equipe", afirmou o PM. Preso, o ex-namorado da adolescente foi levado neste sábado para o CDP de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Segundo a polícia, ele foi levado na noite de sexta-feira a uma delegacia de Santo André, mas se recusou a falar sobre o caso”. Absurdo, não acham ?

Quantas Eloá’s estão enfrentando problemas com seus namorados. Jovens ou adultos que se escudam no que chamam de “AMOR” e praticam barbáries contra garotas indefesas. Geralmente esses casos podem atingir o extremo após o rompimento do romance. Eles não aceitam a separação e, muitas vezes, afirmam: “Se vc não me aceita de volta, também não será de ninguém”. A desgraça do ciúme doentio leva essas pestes a agir dessa forma. Acham-se donos, senhores absolutos das ex-namoradas. Os pais, quase sempre, advertem as filhas quando pressentem que o namoro está dando certo. Algumas garotas chegam, inclusive, a gritar na cara da mãe ou do pai que sabem cuidar de suas vidas. Essa rebeldia leva à situações desastrosas como essa.

Esse tal de Lindemberg é a criatura mais odiada no país. Chegou o momento para se questionar as leis punitivas brasileiras. Segundo alguns juristas, esse sujeito, se condenado, pode pegar mais de 35 anos de cadeia. Deus os ouça..! Mas, aqui pra nós, não acredito muito nessa estória. Esse canalha vai se transformar num “anjinho de candura” se conseguir escapar da sanha assassina de muitos presidiários. Assim sendo, por estar num excelente comportamento, um bom advogado pode utilizar as ‘colheres-de-sopa’ que as nossas leis penais propiciam e conseguir uma liberdade condicional e o monstro retorna para o convívio de seus familiares. Que lástima, meu Deus...!!!

FATO PARA REFLEXÃO:

Se vc conhece alguém que esteja enfrentando ciúmes exagerado do namorado ou companheiro, não seria esta a oportunidade de orientar essa pessoa do perigo que corre e oferecer uma solução para livrar-se desse problema ?

Nenhum comentário: