Olá, galera..!!!
Tenho uma novidade que, acredito, pode agradar a 'gregos & troianos'. O início das

obras do
Sistema Produtor de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, pela Compesa. Agora parece que a 'coisa' vai..! O entrevistado, hoje, do meu programa foi o secretário de Recursos Hídricos do Estado e presidente da Compesa, o engenheiro João Bosco de Almeida, figura simpática, simples e que nos deixa muito à vontade na hora da entrevista. O tema da conversa, você já sabe, o
"Projeto Pirapama" - um arrojado empreendimento idealizado hà 18 anos e que sofreu paralisação ao longo do tempo e que foi retomado este ano como 'prioridade da gestão do governador Eduardo Campos. A obra prevê a construção de nova captação na Barragem de Pirapama, uma estação elevatória de água bruta, uma adutora de água bruta de 3,5 quilômetros de extensão, uma Estação de Tratamento de Água-ETA e uma adutora de água tratada com 19 quilômetros de extensão.
Na conversa que tive com o doutor João Bosco de Almeida, ele falou da importância para o governo o início dessa obra gigantesca, previsto para o próximo ano, orçada em R$ 430 milhões. Com a sua conclusão, prevista para daqui há quase três anos (36 meses), o governo espera acabar com a falta d'água em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife, contemplando mais de 3,5 milhões de pessoas da região. Além da capital pernambucana, a obra beneficiará os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e, indiretamente, as cidades de Camaragibe e São Lourênço da Mata.
O Sistema Pirapama, terá a capacidade de produzir 5,13 m³/segundo (cinco mil, cento e trinta litros de água por segundo). É mole ou quer mais..? Assim sendo, torna-se o maikor sistema de abastecimento d'agua de Pernambuco, ultrapassando o Sistema Tapacurá, com 4 m³/segundo (quatro mil litros d'agua por segundo). Eufórico, o secretário falou: "A vazão do Sistema Pirapama representará um incremento de 48% da produção de água na RMR !". Que beleza..!
O processo de licitação já foi concluído e o vencedor foi o Consórcio formado pelas construtoras Queiroz Galvão, Norberto Odebrechet e OAS. Isto

signfica que muita gente vai trabalhar porque uma obra desse porte precisará de muita mão-de-obra. Quem reside em áreas de racionamentos constantes, já pode comemorar, garante o
governador Eduardo Campos (foto). Ainda no seu governo o Sistema Pirapama será inaugurado rigorosamente no prazo estabelecido pelo consórcio ou antes disso. Vamos torcer para que dessa vez a "coisa não emperre" como das vezes anteriores. Esse local em Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, foi escolhido para esse mega-empreendimento desde o governo Collor. Por causa daquela confusão toda que resultou no "empeachment" do seu titular, Fernando Collor, nada foi feito. Mesmo assim, foi construída a Barragem do mesmo nome (Pirapama) que tornou-se um 'elefante branco'. O volume dágua represado é considerável, mas é sub-utilizada pela inexistência de um projeto dessa envergadura. Ah..! quase esqueci dessa informação: a assinatura do contrato ocorrerá na próxiuma segunda-feira, dia 17, no Palácio do Campo das Princesas.
Para mim, foi uma boa notícia. Se o povo sofreu até aqui, certamente 'aguentará' mais um pouquinho até tudo o que foi anunciado se tornar realidade. De parabéns o governador Eduardo Campos pela iniciativa. Ações dessa natureza 'esfriam' as cabeças quentes do povo que vem sofrendo com a falta dágua há bastante tempo. (Comentem, se desejar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário