terça-feira, 20 de novembro de 2007

VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL...

MOVIMENTO NACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

Foi lançada, ontem, em todo o Brasil, a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral. Em parceria com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a OAB - Secção de Pernambuco conseguiu, junto às entidades representativas da sociedade civil, decretar 'guerra' contra essa imoralidade - a compra de votos. A campanha sobte o tema "VOTO NÃO TEM PREÇO" tem como objetivo conscientizar a população para a questão da compra de voto. Para tanto, serão criados em todos os Estados, comitês de trabalho com o propósito de levar a Campanha para todo o País

É sabido que o povo brasileiro ainda não se politizou. O
analfabetismo polítimo é tão forte no País que essa história de "comprar e vender votos" virou uma cultura e muita gente espera, com ansiedade, as campanhas eleitorais para aproveitar e tirar o "pé da lama". Para a maioria da população que vota, de nada adianta o político ser ou não honesto. O importante é "lucrar" até onde for possível nas pelejas eleitorais. Um dos fatores que contribue para esse estasdo de coisas são as condições sociais em que vive mergulhado o povo, principalmente os mais humildes. Num País onde não se investe em políticas públicas - as mais elementares como Saúde, Alimentação, Trabalho e Educação - "comprar" as consciências de quem vive na miséria através do chamado "voto de cabresto" virou 'hobby' para uma considerável parcela da classe política brasileira.


Hoje, tive o privilégio de entrevistar no meu programa "Jota Ferreira - O Repórter", na Tv Estação - Canal 14, o presidente da OAB-PE, Jayme Asfora (foto). Foi uma conversa agradável sobre essa mazela que já deveria ter sido banida do País, mas que persiste não só pela omissão da sociedade como também pelo desinteresse dos políticos - principais beneficiados dessa imoralidade. Mas, o que significa "COMPRAR VOTOS"? - De que forma a pessoa "VENDE" o seu voto? - De que maneira os políticos se locupletam disso? Vamos às explicações:

Muita gente vê nas campanhas políticas a grande oportunidade para conseguir dos candidatos à qualquer cargo eletivo vantagens diversas: dinheiro para despachar receitas médicas, fazer próteses dentárias, conseguir cadeiras de roda, cestas básicas, empregos (públicos ou não), consultas médicas, cirurgias diversas, principalmente a chamada 'laqueadura' ou ligação de trompas, viagens "para votar no candidato", camisetas, sandálias japoneza, dinheiro para promover bebedeiras sempre regadas à mão-de-vaca, feijoada e churrasco, dinheiro para a compra de materiais de construção, enfim, uma gama de coisas consideradas um forte apelo para obtenção de qualquer benesse política.

Esse tipo de favorecimento é considerado CRIME ELEITORAL, previsto na Lei 9840 e qualquer poítico (candidato ou detentor de um mandato) está fadado a perder a sua condição de CANDIDATO e até a PERDA DO MANDATO se estiver ocupando um cargo eletivo. A Lei defende que, se você "vende" seu voto, sua cidadania foi por água abaixo porque fica sem moral alguma para cobrar desse político suas promessas de campanha. A melhor forma de combater esse tipo de bandido - o político corrupto - é através da DENÚNCIA. Você, cidadão brasileiro que se sente enojado com a patifaria praticada por certos políticos envolvidos em corrupão tem o dever de lutar para acabar com essa pouca vergonha. O Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral oferece uma grande oportunidade para você exercer, plenamente, a sua cidadania. É só acessar o site www.lei9840.org.br. Nele, você entrará um link com um formulário onde poderá descrever a sua denúncia sem ter a obrigação de se identificar.

Além disso,
folderes e cartazes estão sendo distribuidos, além de uma cartilha (Lei 9840). O novo folder, com dados referente às ações do MCCE e sobre políticos cassados por corrupção eleitoral, e ainda um cartaz que faz alusão ao Dia da Bandeira, com o lema "VOTO NÃO TEM PREÇO: TEM CONSEQUÊNCIAS. Para que você tenha uma idéia, foi a partir da mobilização realizada pelo MCCE (Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral) que m ais de um milhão de assinaturas foram colhidas em todo o País para que entrasse em vigor a Lei 9840 que pune quem pratica a compra de votos. A Lei, diz Jaime Asfora, é uma das únicas no País surgida por iniciativa popular. Desde a sua entrada em vigor, até hoje, mais de 600 políticos foram processados no Brasil. Engrosse as fileiras dos que acreditam que o nosso País é uma Nação democrática, livre e que não deve estar nas mãos de políticos rotulados de "defensores do povo" mas que na verdade são lobistas de sí próprios ou de grupos empresarias que os financiaram.


Nenhum comentário: