quarta-feira, 7 de novembro de 2007

As MUMUNHAS de hoje.!!

Alô, minha gente..!!!
O dia, hoje, está cheio de novidades. A começar pelas declarações do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, publicadas no JC, no seu caderno de Esportes. O Lead do texto diz o seguinte: "Presidente da FPF diz que o jogo tem que ser vencido na porrada e que nenhum juiz vai roubar o Santa" se referindo ao próximo compromisso do tricolor do Arruda contra a Ponte Preta, na sexta-feira, no José do Rego Maciel. Arretado, ele garantiu: “Árbitro nenhum vai roubar aqui no Arruda. A partir de agora, o juiz já vai chegar aqui casado”. Esse jogo, minha gente, é imperdível..!!! hehehehehe...!!!Bom. Vamos, agora, às notícias que extrai do noticiário local:
...........................

"Operação flagra vans fazendo transporte alternativo no Recife

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã desta quarta-feira (7), à Operação Clandestino(foto) na BR-101, na altura do quilômetro 165, bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife.A intenção foi combater a volta da atuação dos kombeiros na capital pernambucana, serviço de transporte proibido pela Prefeitura do Recife, desde 1997, quando a Câmara de Vereadores aprovou um decreto (o Municipal 17.647) que torna o serviço ilegal.Ao todo, sete Kombis ou vans que transportavam passageiros foram apreendidas e levadas para a sede do Detran, no bairro da Iputinha, Zona Sul do Recife.
Um desses veículos estava sendo conduzido por José Douglas dos Santos Lima, 27 anos, que foi preso. Os policiais descobriram que o motor da Kombi dele era roubado. Ele foi encaminhado para a delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e pode ser autuado por receptação de produto roubado.Ao todo, 40 policiais participaram da operação, que contou com o apoio da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)".
Da Redação pe360graus)
..............................
(MEU COMENTÁRIO):
Quem se dirige à Camaragibe, São Lourênço da Mata - Via avenida Caxangá, deve ter observado a concentração de kombis, toyotas e vans estacionadas na pista de abastecimento de um posto de combustível bem próximo do viaduto sobre a citada avenida. Pois bem. Foi exatamente esse o local escolhido pelas autoridades para a realização da "Operação Clandestino". Aquele ponto estava sendo monitorado pela Polícia há bastante tempo, mas em outros locais esse tipo de negócio persiste. A gente sabe que muita gente 'arrisca' viver perigosamente nesse tipo de atividade não por interesse próprio, mas por absoluta necessida de sobreviver com suas famílias. (Comentem)

.............................

POLÍCIA PRENDE "EXTERMINADORES" EM JABOATÃO:

O texto publicado no JC, de hoje, diz o seguinte:
"A Operação Canaã, executada pelas polícias civil e militar de Pernambuco, desarticulou, na manhã de ontem, dois grupos de extermínio rivais que atuavam no município de Jaboatão dos Guararapes como verdadeiras milícias. “eles cobravam por proteção e decidiam quem iria morrer e quem iria viver”, afirmou o delegado Joel Venâncio, coordenador da operação. segundo informações repassadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), as quadrilhas, que contavam com policiais civis e militares, são apontadas como autoras de pelo menos 35 homicídios em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nos últimos quatro meses.
Uma advogada, um dentista e pequenos comerciantes também integravam a organização criminosa. De um total de 41 mandados de prisão, 35 foram cumpridos. Outros 46 mandados de busca e apreensão foram executados. os policiais apreenderam três veículos, 9 armas, entre elas pistolas de uso exclusivo das polícias, farta munição e uma pequena quantidade de crack. A SDS não divulgou os nomes das 35 supostas vítimas das duas quadrilhas. Joel Venâncio afirmou que há indícios fortes de que os 35 assassinatos foram cometidos por integrantes dos dois bandos rivais.
........................
(MEU COMENTÁRIO)
Infelizmente, somos obrigados a conviver com esses absurdos. Para muita gente, a figura do "pistoleiro de aluguel" só existia no interior de alguns Estados nordestinos ou então "era coisa folclórica, etc". Engano de quem pensa dessa forma. Agora, esses matadores por qualquer tostão existem em todos os locais. Favorecidos pela impunidade, bandidos se arvoram no 'direito' de executar qualquer pessoa desde que sejam muito bem remunerados. Antigamente, nas décadas de 20 e 30, os chamados "Pistoleiros de Aluguel", concentravam seus "sindicatos do crime" em cidades do interior. Aqui em Pernambuco, as cidades de Caruarú, Agrestina, Garanhuns e algumas cidades do Sertão. Outro Estado nordestino que, segundo dizem, podia-se contratar um 'bicho desses para 'executar' alguém, era o de Alagoas. Diziam os mais antigos que essas figuras (pistoleiros de aluguel) eram egressas dos bandos de cangaceiros, acostumadas a matar sob "mando".
Por serem frias e sanguinárias, essas criaturas estavam sempre prontas para viajar para qualquer lugar "AQUI DO NORDESTE" (Não costumavam ir muito longe, principalmente para regiões onde não dominavam os costumes, etc) para executar os "pré-defuntos". Para tanto, cada grupo de matadores tinha seus "agentes da morte", ou seja, elementos (até mesmo da Polícia) que 'lucravam' para contactar os criminosos de aluguel que geralmente moravam em sítios ou fazendas em povoados distantes dos centros.
Nem todo mundo tinha condições de "contratar a morte de alguém". Os "cotados para morrer", geralmente, eram políticos fluentes ou abastados negociantes. Os preços variavam em função do "retrato" dos cadáveres. Hoje, mata-se até por um maço de cigarros e por aí vai. Tudo isso devido ao incremento da violência e consequentemente a impunidade. O que deveria se discutir, agora, seria, o combate a esses tipos de criminosos. É preciso que seja tomada uma providência antes que essa tal "assepcia social" se alastre mais ainda. (comentem).

Nenhum comentário: