O meu BLOG esteve de 'greve' durante toda semana devido um problema com a Internet. Dessa forma fiquei sem o meu contato diário com os amigos que, com certeza, visitam este espaço. Nele, procuro mantê-los informados sobre os fatos marcantes do dia-a-dia, sempre com um comentário pessoal sobre cada tema. Peço desculpas, portanto, pelo atraso. Vamos continuar com nossas histórias e fatos que diariamente acontecem e que todos precisam saber.
O 'FIO DA MEADA' É O TELEFONE..!
Os amigos devem ter observado que, ultimamente, as Polícias (Civil, Militar e Federal) vêm apresentando resultados nas suas investigações. Nunca em tão pouco tempo tanta gente foi presa e até mesmo 'galalaus' (figurões intocáveis até provas em contrário) já passaram pelo constrangimento de 'esquentar' os xadrezes de delegacias e até mesmo de presídios, embora a permanência no xilindró seja a mínima possível porque a velha máxima ainda não saiu de moda: "cadeia, no Brasil, sá para pretos, pobres e prostitutas". A primeira pergunta que vem à mente de qualquer pessoa (esclarecida ou não) é a seguinte: 'Será que agora a Polícia vai resolver o problema ou isso é fogo de monturo?" Calma, minha gente..!! Para tudo existe uma explicação.
O 'segredo' para esse festival de prisões se deve a uma coisa chamada "INTELIGÊNCIA" partindo do princípio de que "cabeça não foi feita só para usar chapéu", os organismos policiais do país cresceram ás vistas do povo que dá até prá desconfiar, né?. Ocorre que, associado ao trabalho de 'inteligência' existe um recurso chamado "quebra de sigilo telefônico". Diariamente, a Justiça recebe pedidos da Polícia para "grampear" os telefones de uma determinada figura que esteja sob investigação ou suspeita de alguma coisa. O que antes seria um problenão porque esbarrava numa coisa chamada 'burocracia' e 'direitos constitucionais', hoje em dia a Polícia investiga quem ela deseja com o aval da Justiça. Agoira, sobre quais argumentos essa autorização foi dada só as autoridades sabem..! "SIGILO TELEFÔNICO" - Incrível, não acham ?
O negócio até preocupa quem quer que seja porque se uma autoridade, por não suportar com a cara de um desafeto, pode desencandear uma investigação, baseado no que foi extraído das conversas por telefone do suplicante com quem quer que seja. Daí a razão para tantas prisões e tantas operações policiais, com direito até de sair nos telejornais e jornais mais famosos do pedaço. De vez em quando se toma conhecimento de prisões das mais diversas num a determinada 'operação' que sempre leva um nome fantasia "só prá chaqualhar, Jota" (falou um policial para mim). Entre dezenas ou até centenas operações que já foram realizadas pelas polícias, hoje destacamos a "Operação Pedregulho", por determinação da SDS (Secretaria de Defesa Social) com a participação especial da Polícia Federal.
MOTIVO? Desbaratar e prender integrantes de uma quadrilha de traficantes de drogas e da prática de homicídios e o cumprimento de 44 mandatos de busca e apreensão, sendo 21 mandados de prisões temporárias e 23 de busca e apreensão. Desta feita, o 'cenário' foi o Alto do Pascoal - Zona Norte do Recife e no bairro de Maranguape, em Paulista. De fato, muitas pessoas foram presas, num total de doze. Dentre os detidos, havia um policial militar, três mulheres e um menor - todos acusados de tráfico de drogas, armas e prática de homicídios. O sucesso de mais essa operação se deve ao GRAMPO TELEFÔNICO com autorização da Justiça.
Antes, isso não acontecia. As operações dependiam sempre de um especial trabalho da inteligência dos organismos policiais - uma verdadeira maratona - para se chegar aos culpados que se escudavam na impunidade para a prática de seus crimes. Agora tudo ficou mais fácil e, diariamente, nos telejornais é só o que se vê, concordam? E não vai parar por aí. As escutas continuam e as 'presas' vão caindo feito patinho nas mãos da Polícia que manda tudo prá cadeia. Isto me faz lembrar um comentário feito pelo saudoso Tancredo Neves com seus correligionários mais próximos: "Por telefone, só para marcar encontros..!"
Essa nova modalidade de investigação já começou a preocupar quem anda às margens da lei e quem não anda, também..! E de nada adianta se o telefone é convencional ou celular (de cartão ou de conta) porque a Polícia, com o aval da Justiça, encosta no 'mocotó' de quem quer que seja. O instrumento do grampo ilegal é um perigo e vem sendo usado por 'detetives' que se dizem 'profissionais' para 'xeretar' a vida alheia. Infelizmente, a Polícia, nem a Justiça conseguiram acabar com a 'festa' desses espertalhões que ganham fortunas para descobrir o que pretendem contanto que 'agradem' seus clientes. Telefone é uma coisa séria e muito perigosa..! Muita gente o utiliza para negócios (excusos ou não); agendamento de encontros amorosos extra-conjugais; ameaças diversas (até mesmo de mortes mesmo que jamais sejam cumpridas) depois de brigas ou desavenças por questões diversas, enfim, telefone é um perigo..!
Seguindo o adágio de que "a primeira impressão é a que fica" uma conversa telefônica entre duas pessoas pode levá-las à cadeia sem dó nem piedade, baseado na interpretação do conteúdo gravado por uma autoridade policial. Portanto, para quem ficava surpreso diante das arrojadas operações policiais que culminam com prisões de gente de toda qualidade já sabe: o responsável pelo sucesso de todo esse trabalho é a escuta telefônica (quebra do sigilo telefônico) devidamente autorizado pela Justiça. Há quem diga, todavia, que a Polícia adote esse procedimento PRIMEIRO para depois 'solicitar' da Justiça o seu aval. É vivendo e aprendendo, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário