terça-feira, 16 de outubro de 2007

As mais "quentes' do dia...


Meus amigos..


Muita polêmica em torno da misteriosa morte (até agora) do agente penitenciário Ivson Correa de Oliveira, de 39 anos, numa das salas de cinema do Shopping Tacaruna, no Recife. Segundo a Polícia, logo após a exibição do filme "Tropa de Elite", por volta das 19h30 de ontem, as pessoas que lotavam a sala 6 do UCI Ribeiro/Tacaruna entraram em pânico depois que ouviram dois disparos de arma de fogo. Depois do "corre-corre", o resultado: o agente penitenciário estava ferido depois de ter sido atingido por um dos disparos. A Polícia trabalha com várias hipóteses.Uma delas, a de suicídio, "a mais provável" (afirmação de um perito do IC, Nemézio de Sena). A arma, uma pistola 380, era de propriedade da vítima e outro tiro disparado atingiu o chão e o projetil foi localizado.


Se houve o suicídio, o que teria levado o agente penitenciário, lotado no Cotel, a dar cabo à própria vida? - Depois do ocorrido, muitos comentários surgiram: que a vítima era parente da prefeita Luciana Santos (não tem nada a ver) e que o roteirista e ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, estaria preocupado com a probabilidade do filme ter induzido a vítima a cometer o suicídio (se comprovada essa hipóetese) ou ainda ter induzido alguém a praticar um crime dessa natureza (se for o caso). Acho prematuro se fazer qualquer avaliação. O interessante, porém, é discutir outra questão - entrar num cinema portando qualquer tipo de arma.


Da mesma forma que não é permitido adentrar em qualquer agência bancária portando armas, nas salas de cinema também deveria existir essa mesma proibição, concordam ? Entendo que está na hora das autoridades normatizarem isso. A idéia é dotar as salas de cinema de detectores de metal. Até porque não se entende a tolerância de permitir o livre acesso de policiais armados em salas de cinema, por exemplo. Se eles pretendem se divertir, que deixem seu arsenal em casa, uma vez que essa atitude pode contribuir para uma tragédia como a que ocorreu em São Paulo, no Morumbi Shopping, no ia 03 de novembro de 1969, lembram ?. É claro que o acusado, o estudante de medicina, Matheus da Costa Meira não era nenhum policial mas conseguiu entrar no cinema portando uma sub-metralhadora Uzi 9 milímetros. Resultado: três pessoas assassinadas. O caso aqui em Pernambuco foi considerado "Tragédia da vida real" pelo jornal DP. É...pode ser, mas que poderia ter sido evitada. (comentem).
RECIFE - OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO
Hoje eu conversei no meu programa "Jota Ferreira - O Répórter", da Tv Estação - Canal 14, com o secretário de Saneamento do Recife, o engenheiro Marcus Tullius, sobre o conjunto de obras de saneamento financiadas com recursos do PAC e PRÓ-METRÓPOLE para acabar de uma vez por todas com um problema histórico da capital - a falta de saneamento básico. recursos da ordem de R$ 500 milhões serão utilizados para esse fim. Então, a velha cultura de que "obras de saneamento básico não são feitas porque não resultam em votos" está saindo de moda a julgar pelo anúncio do secretário. Beleza..! Tomara que isso aconteça como foi anunciado: ainda no governo do prefeito João Paulo. O desafio é incontestável: "Recife terá 85% de área saneada em (apenas) dois anos" - diz a manchete do caderno Vida Urbana, do DP, de hoje. Digo "apenas" porque o Recife tem, hoje, uma cobertura de apenas 27% de saneamento básico - Isso desde a sua fundação. Agora, o prefeito João Paulo afirmar que vai resolver a parada em apenas dois anos..!!! É ver...para crer.
É...Parece que esse dinheiro do chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai fazer milagres, não..? Isso me faz lembrar do festival de dinheiro que foi o "Projeto CURA" há alguns anos atrás. Jaboatão, por exemplo, o então prefeito Geraldo Melo aplicou os recursos em obras de urbanização nos bairros de Piedade e Prazeres. Piedade, por exemplo, teve a sua orla com a maior fatia desses recursos. Foi o maior "boom" da construção cvil, na época, atraindo investimentos imobiliários verdadeiramente fantásticos. Como toda e qualquer obra pública carece de assistência e reparos, isso não aconteceu. Hoje, Prazeres e Piedade parecem mais "cidades cenográficas" - verdadeiras "cidades fantasmas" - completamente abandonadas pelo Poder Público local. Infelizmente. (comentem)


Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade jota, tomar conclusões sem ter como comprovar as mesmas é no mínimo burrice das autoridades. A verdade é que quase 90% dos policiais, tanto militar como civil em seus momentos de folga andam armados até os dentes. Sou policial e conheço vários que cometem essa irregularidade pois está colocando a vida de muitos e até a sua em risco. Outro dia, estava a assistir o jogo do sport e goiás num bar da cidade, e no momento de um gol do Sport, uma pessoa puxou uma arma da mão na frente de minha filha de 6 anos e deu 5 tiros para cima para comemorar o gol. Quando fui reclamar o mesmo apontou a arma pra mim dizendo que se eu reclamar muito ele ia estourar minha cabeça pois era militar e bla bla bla. Quando me apresentei como Policial civil o mesmo pediu desculpas e que estava um pouco bebado demais e não mediu a situação. Imagine se eu fosse mais além? No mais meu amigo jota. Parabens pelo trabalho e continue esse grande homem que você é. Um grande abraço.